Furacões, Ciclones e Fenômenos Semelhantes Uma incrível dança de forças da natureza

Furacão A palavra "furacão" é geralmente usada para se referir a ciclones tropicais que se formam no Oceano Atlântico e no nordeste do Oceano Pacífico, próximo à América do Norte e América Central.  Esses ciclones tropicais, quando atingem a intensidade de ventos de 119 km/h ou mais, são chamados de furacões nessas regiões.

Ciclone A palavra "ciclone" é usada para se referir a ciclones tropicais que se formam em outras partes do mundo, como o sul do Oceano Pacífico, o Oceano Índico e o norte do Oceano Pacífico.  Na Austrália, essas tempestades também são conhecidas como "ciclones" ou "ciclones tropicais". Da mesma forma, em algumas partes do Oceano Índico, eles são chamados de "ciclones" ou "ciclones tropicais".

Portanto, a principal diferença entre furacões e ciclones é a região em que ocorrem e o termo usado para descrever essas tempestades, mas, do ponto de vista científico, ambos são ciclones tropicais com características semelhantes.

Formação dos furacões, ciclones e eventos semelhantes

Tudo começa com um sistema de baixa pressão, também conhecido como depressão tropical, que se forma sobre águas quentes dos oceanos.  O aquecimento solar é o primeiro motor desse processo.   A luz solar incide sobre a superfície do oceano, aquecendo-a, o que, por sua vez, aquece a camada de ar próxima à superfície.  O ar aquecido se expande e torna-se mais leve, criando uma região de baixa pressão. A atmosfera ao redor, com maior pressão, empurra o ar para preencher o vácuo, dando início ao movimento circular.